CashBack devolve parte do dinheiro gasto pelo consumidor.

Realizar compras pela internet já não é mais nenhuma novidade para o brasileiro. Em 2013, as compras no e-commerce cresceram cerca de 25%, se comparadas ao ano anterior, atingindo a marca recorde de 50 milhões de usuários no Brasil. Diante disso, empresas se especializaram em realizar parcerias com grandes lojas para promover benefícios aos consumidores através de descontos, utilizando práticas como a compra em grupo, o cupom-desconto e a mais recente forma adotada e ainda pouco conhecida, o cashback.

O cashback é um sistema onde o comprador recebe parte do valor da sua compra de volta como forma de recompensa. Nesse sistema, o usuário não faz a compra inicialmente pelo site da loja de seu interesse, mas através de sites especializados que ao final o redirecionam para o site da loja onde a compra será realizada.

Devemos nos atentar e não comprar por impulso, pesquisar, refletir, buscar mecanismos que respeitem o seu dinheiro - porque dinheiro é suor nosso de cada dia, é força de trabalho, recursos, tempo investido. Então, aprender a fazer compras inteligentes é aprender à respeitar a própria energia investida em trabalho. Comprar, hoje, é inevitável. 

DE ONDE SURGIU O CASHBACK

A ideia surgiu no mundo virtual com o Ebates, site de descontos fundado em 1998 nos Estados Unidos. Hoje, o site fatura mais de US$ 1 bilhão por ano. No Brasil, o serviço teve início em 2007 com a Compra3, mas devido à baixa força do e-commerce na época, a startup acabou fechando.

 

PROGRAMA DE FIDELIDADE

Fala-se sobre criando lealdade, termo usado no passado sobre a fidelidades ou vice versa. 

O que vi são grandes corporações buscando mudanças para sobreviver no mundo competitivo dos  negócios. 

E uma pioneira em fazer o primeiro programa de lealdade ( Fidelidade ) , foi a AA American Airlines em 1981, o mercado aéreo americano  passava por uma fase de grande Turbulência. 

E eles lançaram o " Viagens de Graça " através dos acúmulos de pontos " Milhas " e foi um buum para a empresa .

No começo, Claro houve erros sim, num mercado novo para a empresa e  foram corrigindo pelo tempo e assim surgia os primeiros programas de fidelidade nas companhias aéreas!

 Nome dado ao programa "AAdvantage" 

 Duas semanas após o lançamento a Unidet Airlines lançava o seu também " Mileage Plus" .

Algo muito importante que muitas empresas não conseguiriam imitar o programa da AA pq ela já estava a frente do emprego da tecnologia computadorizadas, que conferia a ela vantagens na gestão do seu programa. 

 

 POR QUÊ UM PROGRAMA DE FIDELIDADE?

Todo empresário e gestor empresarial sonha e almeja saber exatamente o que os consumidores esperam de sua marca. Com as facilidades geradas pela tecnologia e o aumento do acesso à informação, o consumidor passou a ser mais exigente e bem informados sobre as ofertas, produtos e organizações. Este consumidor do século XXI também é conhecido como consumidor 4.0.

O consumidor 4.0 quer proximidade. Ele quer fazer parte da marca e ser compreendido. Não apenas consumir um produto, mas sim, vivenciar e se sentir abraçado por ele. Os consumidores não querem mais apenas ter relações comerciais, mas, também, encontrar uma espécie de “braço amigo” nas marca…

- Os empresários estão acordando e vendo que a forma de se fazer Marketing mudou, isto é ótimo para o consumidor,

Quem está pagando está conta ?

O empresário é claro.... 

E o que ele recebe de volta além da possibilidade de maior visibilidade e talvez aumento das vendas ??? .... 

Muitos benefícios, um MUNDO onde eles podem ter retorno e a possibilidade de ganhar mais do que estão pagando . 

Os usuários que mais usam são pessoas jovens que gostam de tecnologia e têm hábito de fazer compras online. “Mas todos podem usar. Basta se cadastrar em um site de Cashback e ter uma conta no banco (ou no PayPal) para receber o dinheiro.”

Esses programas de fidelidade, envolvem milhares de empresas no mundo todo, desde lojas virtuais a supermercados, farmácias, restaurantes, cinemas, postos de combustiveis e muitos outros que eu passaria horas escrevendo. E não são só através de compras on-line, também existem outras formas para usar o cashback, como carões, e até o próprio aplicativo.

Se te interessa usar um desses programas cadastre-se aqui ⬅️

Gostou deste artigo? Mantenha-se informado juntando-se à nossa newsletter!

Comentários

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Sobre o Autor