Como manter a saúde mental em meio a quarenta do Corona Vírus

     Os psicólogos afirmam que uma das principais causas das doenças mentais são consequência do sentimento de solidão, causado pelo isolamento das pessoas em relação às outras. Então como lidar quando essa é justamente a recomendação durante uma pandemia como o Corona Vírus? Vamos dar algumas dicas nesse artigo de como manter a saúde mental em quanto nos protegemos do vírus.

LEITURA

     A leitura pode estimular a criatividade, melhorar o funcionamento do cerébro, incitar o senso critico e aumentar nossa empatia, José Saramango - escritor, com nobel em literatura de 1998 - cita que "A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em outro lugar". Uma fuga da nossa realidade e até da nossa casa (sem sair dela) nesse momento pode ser a melhor forma de mantermos nossa sanidade, ocupa tempo e entretem. Que tal desligar os noticiarios e diminuir sua recepção sobre as noticias, que nos causam ainda mais ansiedade nesse momento? Mesmo que você ainda não tenha o hábito de leitura agora é um momento propicio para adquiri-lo e se você acabar descobrindo o gosto por ele pode leva-lo para sua vida. 

elizabeth-bennet-lendo-orgulho-preconceito.gif

MEDITAÇÃO

     A quanto tempo você ouve sobre como a meditação torna as pessoas mais zen, com a mente mais calma e tranquila? Não é tão dificil quanto parece e existem muitos aplicativos e videos disponiveis na internet de como colocar sua mente em equilibrio através das práticas. Vou deixar minha dica pessoal para vocês: Lojong - é um aplicativo para celular, que libera algumas práticas de graça sem anuncios (e com todos os ensinamentos grátis se você estiver disposto a ver alguns anuncios; ou fazer a assinatura premium sem propagandas). Esse é o momento ideal para sentado (ou deitado) relaxar a mente e entender aquilo que se passa consigo mesmo sem percebamos durante o dia a dia corrido. Os beneficios dessa prática também são incriveis como diminuir a ansiedade (o mal que tanto nos atormenta em momentos como esse), melhorar os sintomas de depressão, melhorar dores crônicas, diminuir a frequência cardiaca e melhorar o sono.

Resultado de imagem para meditação gif

JOGOS

     Outra dica super legal para momentos de tédio durante a pandemia são jogos, que podem inclusive se tornarem uma forma de unir as pessoas que estão com você nesse momento de tensão. Jogos legais para se fazer incluem: quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, mimica, jogos online (multijogadores), jogos de raciocinio e qualquer outro que se possa inventar ou baixar no celular. Procure preferencialmente aqueles que envolvem outras pessoas. Solte sua imaginação.

(Lembre-se de manter a proteção, lave as mãos contantemente e evite tocar o próprio rosto)

Resultado de imagem para jogos de tabuleirp gif

LIMPEZA

     Falando francamente, a quanto tempo você está para limpar seu armário, mas diz a si mesmo que não tem tempo para isso? Coloque as mãos na massa, sem desculpas, aproveite para provar e separar roupas que não servem mais para doa-las mais tarde, o mesmo com livros e objetos que não utiliza mais. Organizar e arrumar suas coisas também tem um beneficio para a mente, ao limpar seu armário você limpa também a sua mente sem perceber. E você não precisa parar no armário do quarto, vá para a cozinha, lavanderia, banheiro, com certeza há coisas fora do lugar ou precisando dar aquela tirada de pó. Aproveite para dar aquela geral na casa.

Aproveite a arrumação para colocar aquela música que você gosta nos fones e arrasar em um show imaginário.

Resultado de imagem para limpar o armario gifDESCUBRA-SE

     Será que você é um bom pintor, escritor, tocador de instrumento, cozinheiro, desenhista, estilista, cantor, dançarino, ou qualquer outra coisa do tipo? Abra sua mente e tente novas atividades, descubra aquilo que você tem potencial, ou faça simplesmente para passar o tempo e se divertir, talvez você acabe descobrindo alguns dons de quebra. É um bom momento para tirar sua mente da zona de conforto e descobrir mais sobre si mesmo.Resultado de imagem para tocar instrumento gif

CUIDEM-SE! O momento é de adaptação, a saúde fisica e mental precisam ser cuidadas em conjunto. Como você está lidando com a situação?

Gostou deste artigo? Mantenha-se informado juntando-se à nossa newsletter!

Comentários

Você precisa estar logado para postar um comentário.