Nêutrons, o que são? Definição, forma de calcular e curiosidades

Nesse sentido, os nêutrons constituem uma pequena partícula encontrado no núcleo de um átomo. Assim, diferente dos prótons e elétrons, o nêutron não possui carga, sendo as partículas formadas por eles denominadas de quarks.

Nesse sentido, o núcleo de um átomo é composto pelos nêutrons e por prótons que possuem em sua composição carga positiva. Entretanto, é importante destacar que o único elemento que foge à regra é o hidrogênio, um dos elementos da tabela periódica. Isso porque, possui sua formação consiste em apenas um próton.

Dessa forma, o núcleo do átomo é formado por nêutron e próton. Logo, devido a carga positiva dos prótons e a neutralidade dos nêutrons, é possível gerar estabilidade atômica. Assim, quando o átomo sofre instabilidade, ou seja, a falta de uma dessas partículas, o elemento se rompe em duas partes.

Nêutrons, como calcular?

Para se calcular o valor de um nêutron, representado pela letra (n) é necessário somar ao valor dos prótons, representado pela letra (p+). Logo, o valor obtido da sama dessas duas partículas equivale ao número de massa atômica (A).

Nêutrons, o que são? Definição, forma de calcular, descoberta da partícula
Nêutrons, o que são? Definição, forma de calcular, descoberta da partículaConhecimento Científico

O nêutron foi descoberto pelo cientista inglês James Chadwick, na década de 20. Fonte: Alunos Online

Nesse sentido, para que o cálculo seja realizado é necessário a utilização da fórmula:

A = p+ + n

Logo, o número de nêutron é o resultado da diminuição do número atômico (Z) e do número da massa (A). Assim, a fórmula segue da seguinte maneira: n = A  Z. Dessa forma, o que pode ser observado é que o número atômico é determinado pelo número de prótons.

Nesse sentido, quando um elemento químico apresenta o mesmo número de nêutron ele recebe a denominação de isótonos. Além disso, os isótonos apresentam em sua composição diferentes números de massa e número atômico.

Nêutrons, o que são? Definição, forma de calcular, descoberta da partícula
Nêutrons, o que são? Definição, forma de calcular, descoberta da partículaConhecimento Científico

Núcleo atômico formado por prótons e nêutrons. Fonte: Brasil Escola

Outro ponto importante é que, quando ocorre o decaimento de um nêutron, ou seja, quando ocorre a desintegração dessa partícula, surge um próton. Além disso, o nêutron pode se decompor em prótons e em elétrons.

Pósitrons – O que são, como se formam, para que servem tais partículas? × Você sabia? O nêutron foi descoberto pelo cientista inglês James Chadwick, na década de 20; Os nêutrons podem ser classificados como nêutrons térmicos, nêutrons epitérmicos e nêutrons rápidos dependendo da sua energia cinética; O uso do nêutron de maneira científica pode ser visto em bombas atômicas e em reatores nucleares.

O que achou da matéria? Se gosta de assuntos relacionados a física e química, não deixe de conferir esses outros textos sobre Energia Cinética e como ocorrem as Transformações Químicas.

 

Gostou deste artigo? Mantenha-se informado juntando-se à nossa newsletter!

Comentários

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Sobre o Autor